You are on page 1of 38

Geradores Trifsicos

Fatec Osasco Prefeito Hirant Sanazar

1. INTRODUCAO
Histrico.
O gerador elementar foi inventado na Inglaterra em 1831 por MICHAEL FARADAY, e nos Estados Unidos, mais ou menos na mesma poca, por JOSEPH HENRY.

Michael Faraday

Joseph Henry

Este gerador consistia basicamente de um im que se movimentava dentro de uma espira, ou viceversa, provocando o aparecimento de uma f.e.m. registrado num galvanmetro.
O galvanmetro indica a passagem de uma corrente quando o im se dirige em relao a bobina.

NOCES DE APLICACOES
Geradores sncronos so mquinas destinadas a transformar energia mecnica em energia eltrica. Toda a energia consumida nas indstrias, residncias, cidades, etc..., so proveniente destes geradores.

NOCES DE APLICACOES
Hoje em dia existem geradores nas seguintes aplicaes. Em fazendas e stios; Para emergncias em hospitais; Centro de processamento de dados; Telecomunicaes; Usinas Hidreltricas; Naval, petroqumica, etc.

Tipos de acionamentos
A - Grupos Diesel ou Gs So geradores acionados por Motores Diesel ou a Gs. Potncia: 12.5 a 3500kVA Rotao: 1800rpm (IV plos), 1200rpm (VI plos) ou 900rpm (VIII plos) Tenso: 220 a 6600V - 50 e 60Hz.

Tipos de acionamentos
B - Hidrogeradores Sao geradores acionados por Turbinas Hidraulicas. Potencia: 500 a 25000 kVA Rotacao: 1800 rpm ou abaixo (IV ou mais polos) Tensao: 220 a 13800V 50 e 60Hz

Tipos de acionamentos
C - Turbogeradores Sao geradores acionados por Turbinas a Vapor. Potencia: 500 a 50000kVA Rotacao: 1800rpm (IV polos) Tensao: 220 a 13800V 50 e 60Hz

Tipos de acionamentos
D Eolicos Sao geradores acionados por turbinas a vento. Potencia: ate 1500kVA Rotacao, tensao e frequencia sob consulta

NOCOES FUNDAMENTAIS
PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO
A caracterstica principal de um gerador eltrico transformar energia mecnica em eltrica. Para facilitar o estudo do principio de funcionamento, vamos considerar inicialmente uma espira imersa em um campo magntico produzido por um im permanente.

NOCOES FUNDAMENTAIS
O principio bsico de funcionamento esta baseado no movimento relativo entre uma espira e um campo magntico. Os terminais da espira so conectados a dois anis, que esto ligados ao circuito externo atravs de escovas. Este tipo de gerador e denominado de armadura giratria.

NOCOES FUNDAMENTAIS
Admitamos que a bobina gira com velocidade uniforme no sentido da flecha dentro do campo magnetico "B" tambem uniforme.

NOCOES FUNDAMENTAIS
Se "v" e a velocidade linear do condutor em relao ao campo magntico, segundo a lei da induo de (FARADAY), o valor instantneo da f.e.m. induzida no condutor em movimento de rotao e determinada por: e = B.l.v.sen(B^v). Ou (t+) Onde:
e - forca eletromotriz (f.e.m.) B - inducao do campo magnetico l - comprimento de cada condutor v - velocidade linear e = B.l.v.sen(B^v).N

Para N espiras teremos:

GERADOR MONOFSICO
A variao da f.e.m. no condutor em funo do tempo e determinada pela lei da distribuio da induo magntica sob um polo. Esta distribuio tem um carter complexo e depende da forma da sapata polar. Com um desenho conveniente da sapata poderemos obter uma distribuio senoidal de indues. Neste caso, a f.e.m. induzida no condutor tambm varia com o tempo sob uma lei senoidal.

GERADOR MONOFSICO
A Fig.a. mostra somente um lado da bobina no campo magnetico, em 12 posies diferentes, estando cada posio separada uma da outra de 30 graus. A Fig.b. nos mostra as tenses correspondentes a cada uma das posies.

Distribuicao da Inducao Magnetica sob um Polo.

GERADOR MONOFSICO
Ja nos geradores de campo giratorio, (Fig. Ao lado) a tensao de armadura retirada diretamente do enrolamento de armadura (neste caso o estator) sem passar pelas escovas. A potencia de excitacao destes geradores normalmente e inferior a 5% da potencia nominal. Por este motivo, o tipo de armadura fixa (ou campo girante) e o mais utilizado.

Esquema de funcionamento de um gerador elementar (armadura fixa).

Gerador Monofsico

Para uma maquina de um par de polos, a cada giro das espiras teremos um ciclo completo da tensao gerada.

Gerador Trifsico
Os enrolamentos podem ser construidos com um numero maior de pares de polos, que se distribuirao alternadamente (um norte e um sul). Neste caso, teremos um ciclo a cada par de polos.

GERACAO DE CORRENTE TRIFASICA


O sistema trifasico e formado pela associacao de tres sistemas monofasicos de tensoes V1, V2 e V3, tais que a defasagem entre elas seja de 120 graus.

GERACAO DE CORRENTE TRIFASICA


O enrolamento desse tipo de gerador e constituido por tres conjuntos de bobinas dispostas simetricamente no espaco, formando entre si tambem um angulo de120 graus.

GERACAO DE CORRENTE TRIFASICA


Para que o sistema seja equilibrado, isto e, U1 = U2= U3 o numero de espiras de cada bobina tambem devera ser igual.

GERACAO DE CORRENTE TRIFASICA


A ligacao dos tres sistemas monofasicos para se obter o sistema trifasico pode ser , representado no esquema seguinte.

GERACAO DE CORRENTE TRIFASICA


Nestes esquemas costuma-se representar as tensoes com setas inclinadas, ou vetores girantes, mantendo entre si o ngulo correspondente a defasagem de (120 graus).

Ligacoes no sistema trifasico


Ligacao triangulo: Na ligao triangulo ou DELTA, as extremidades dos enrolamentos do gerador so interligados de modo a formar um triangulo. Nessa ligao: Vca=Vbc=Vab, correspondem as tenses de fase VF e de linha VL, ou seja: VF = VL

Ligacao triangulo
J as correntes de fase nas cargas IF (IAB, IBC, ICA) so diferentes das correntes de linha IL (IA, IB, IC), que podem ser calculadas por:

Ligao triangulo
No caso de carga balanceada, as defasagens entre tenso e corrente em cada fase so iguais, isto : A=B=C=; conforme a figura. Quando a carga desbalanceada, as defasagens entre tenso e corrente em cada fase so diferentes, isto : ABC

Ligao triangulo
As tenses de linha ou de fase podem ser escritas como: Vab(t)= Vp.sent . VBC(t)=Vp.sen(t-120).

VAC(t)=Vp.sen(t+120)

Ligao tringulo
A relao entre os mdulos das correntes de linha: IL e de fase IF, pode ser determinada da seguinte maneira:

IL= 3.IF

LIGAO ESTRELA
Na ligao estrela, os pontos: X,Y e Z so interligados entre s, formando um ponto comum chamado neutro(N), o qual ligado ao neutro da carga. A corrente no fio neutro a soma vetorial das correntes de fase, isto : IN = IA + IB + IC

Ligao estrela
Tenses de fase e de linha. As tenses medidas entre os terminais do gerador( pontos A,B,C) e o neutro(N), denomina-se Tenses de fase (VA, VB e VC), ou genericamente VF.

LIGAO ESTRELA
As tenses medidas entre dois terminais do gerador( pontos: AB, BC e CA), so chamadas de tenses de linha(VAB, VBC e VCA) ou genericamente VL. Podendo ser equacionadas do seguinte modo: VAB= VA VB VBC = VB VC VCA= VC - VA

LIGAO ESTRELA
Num sistema trifsico a carga balanceada, quando: Z1,Z2 e Z3 so iguais em mdulo e fase. Neste caso, as defasagens entre tenso e corrente em cada fase so iguais, isto : A=B=C=.

LIGAO ESTRELA
As tenses de fase podem ser escritas como: Vab(t)= Vp.sent . VBC(t)=Vp.sen(t-120). VAC(t)=Vp.sen(t+120): A relao entre elas : VL= 3. VF

POTENCIA EM SISTEMAS TRIFSICOS


Em um sistema trifsico balanceado, as potencias ativas em cada fase so iguais, de forma que a potencia ativa total a soma das potencias ativa nas fases, isto : P=3.VF. IF. Cos (W). VF e IF em valores eficazes.

POTENCIAS EM SISTEMAS TRIFSICOS.


Na ligao estrela: P=3.VL.IL.cos (W)

Na ligao triangulo: P= 3.VL.IL.cos (W)

POTENCIAS EM SISTEMAS TRIFASICOS


Potencia Reativa total: PR= 3.VF.IF.sen (VAR) Potencia Aparente Total: Pap= 3.VF.IF (VA)

FIM
Bibliografia:
Anlise de circuitos em corrente Alternada. Eng: Romulo Oliveira. Ed: Erica. Introduo a Analise de Circuitos. Robert L. Boylestad. Ed: Pearson.
Maquinas Eletricas Geraldo Carvalho. Ed: Erica.

You might also like