You are on page 1of 19

BIOMAS BRASILEIROS

BIOMA
Definio: Bioma, ou formao planta - animal, deve ser entendido como a unidade bitica de maior extenso geogrfica, compreendendo varias comunidades em diferentes estgios de evoluo, porm denominada de acordo com o tipo de vegetao dominante.

Paisagens naturais brasileiras

Florestais campestres complexas litorneas

Variedade vegetal resulta: - clima - altitude - forma do relevo

rea dos Biomas Brasileiros

Floresta Amaznica
A floresta Amaznica uma floresta tropical e ocupa 49,29% do territrio brasileiro, com uma rea de aproximadamente 4.196.943m2. Esse bioma encontrado nos seguintes estados: Acre, Amap, Par, Roraima, Rondnia, Mato Grosso, Maranho e Tocantins. O clima apresenta temperaturas altas, umidade elevada e grande ndice pluviomtrico. O solo pobre, abaixo da camada de matria orgnica encontra-se argila e areia. A cobertura vegetal dividida em matas: igap (terrenos baixos e prximos de rios que so constantemente inundados), vrzea (terreno s margens de um rio que inundado em poca de enchente). e terra firme. Esse bioma possui uma grande biodiversidade, nele se encontra cerca de 20% de todas as espcies do planeta. Possui grande importncia econmica como fonte medicinal, fornecedora de madeira e produtos extrados dos vegetais.

Desmatamento na Amaznia

Mata Atlntica
A mata Atlntica uma floresta tropical. Estende-se desde o Rio Grande do Sul at o Rio Grande do Norte (quase inexistente), mas est muito fragmentada devido ao desmatamento, ocupando inteiramente Esprito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Atualmente existem apenas 7% da cobertura original. As temperaturas mdias so elevadas durante todo o ano, o ndice pluviomtrico tambm elevado e o solo pobre em minerais. Na mata Atlntica encontram-se rvores de grande porte como o jequitib. Alm disso, existem muitos liquens, musgos e pequenas hepticas. A biodiversidade desse bioma a maior dentre as florestas tropicais. Das espcies ameaadas de extino no Brasil, 171 so da mata Atlntica, entre elas podemos citar a ona pintada.

Mata Atlntica atual

Cerrado
Os campos cerrados podem ser encontrados no Distrito Federal, em Gois, no Maranho, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, em Tocantins e em pores de outros seis estados. O clima apresenta vero chuvoso e inverno seco. A vegetao formada por arbustos, vegetao rasteira e rvores com galhos e troncos tortuosos. O solo cido, pobre em minerais e apresenta grande quantidade de alumnio. A vegetao apresenta caractersticas xeromrficas (plantas que vivem em solo com pouca gua), mas devido s condies do solo. Atualmente existem apenas 22% da cobertura original. Muitas reas foram desmatadas para serem utilizadas como rea de pastagem. A fauna rica, no cerrado encontramos a ona pintada, lobo guar, urubu rei, tamandu.

Caatinga
A caatinga nos seguintes estados: Cear, Bahia, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Maranho. uma zona de clima semirido, caracterizado por ndices pluviomtricos muito baixos, perodo de seca prolongado e altas temperaturas. A vegetao apresenta rvores baixas, arbustos e muitas cactceas. So caractersticas dessa vegetao: rvores possuem aspecto tortuoso, com galhos retorcidos, folhas transformadas em espinho, cutcula altamente impermevel, caules suculentos, possuem folhas caduciflias (perdem as folhas) e sistema de razes bem desenvolvido. A fauna no muito exuberante, nesse bioma encontramos cobras, escorpies, pequenos roedores, ararinha-azul, outros.

Manguezais
Os manguezais desenvolvem-se em ambientes costeiros, onde o rio se encontra com o mar. O solo lodoso, salgado e pobre em oxignio. encontrado desde o Amap at Santa Catarina. A vegetao possui razes especializadas: razes escora e pneumatforos (captam oxignio). A Rhizophora mangle, a Avicennia germinans e a Laguncularia racemosa (mangue branco) so algumas das espcies tpicas do mangue. Esse ambiente possui alta disponibilidade de nutrientes minerais e matria orgnica. muito importante, pois serve como refgio para inmeras espcies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reproduo, alimentao e desenvolvimento das formas juvenis. Alm disso, a base de inmeras cadeias alimentares. Os manguezais esto sendo destrudos devido explorao e ocupao, refletindo as presses exercidas pelo desenvolvimento industrial e urbano.

Pampas ou Campos
O Pampa a nica grande rea natural restrita a um nico estado brasileiro,o Rio Grande do Sul. A vegetao composta predominantemente de gramneas e possui adaptaes para suportar os ventos, alta insolao, solo seco e baixa pluviosidade. Esse ambiente apresenta timas condies para a agricultura e a pecuria.

Pantanal
Uma das caractersticas marcantes do Pantanal o alagamento, que ocorre nos perodos de chuva (outubro a abril). Esse bioma est presente nos seguintes estados: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O solo do Pantanal frtil, devido ao material orgnico trazido na poca das inundaes. Essa regio pode ser dividida em trs partes: rea de alagamento, rea com alagamento eventual e rea sem inundao. A fauna do Pantanal rica, nesse ambiente encontramos muitas espcies de aves e peixes. Dentre os mamferos podemos citar o porco espinho e o cervo do pantanal. Em relao flora, o Pantanal apresenta desde gramneas at rvores de grande porte.

O Pantanal apresenta grande diversidade de espcies de plantas superiores, como rvores e arbustos (1.647 espcies) e alta diversidade de fauna: 263 espcies de peixes, 122 espcies de mamferos, 93 espcies de rpteis, 1.132 espcies de borboletas e 656 espcies de aves.

Mata de Araucrias
Mata dos Pinhais (Paran e em Santa Catarina) - Gimnospermas

(Araucaria angustifolia) Clima subtropical (apresenta chuvas distribudas durante o ano, com duas estaes bem definidas). 10% da mata original Uma das principais causas da degradao desse bioma devido extrao de madeira do pinheiro.

Mata dos cocais


A mata do cocais uma zona de transio entre a Amaznia e a caatinga. Essa mata encontrada nos estados do Maranho, do Piau e ao norte do Tocantins. As vegetaes tpicas da Mata dos Cocais so babau (principalmente), carnaba, oiticica e buriti.

You might also like