You are on page 1of 22

A perspectiva da preveno ao crime ganhou destaque a partir de uma nova concepo de criminologia, a criminologia sociolgica.

H quem defenda, portanto, uma superao da criminologia positivista que ao tratar da criminalidade utilizando preceitos bilogicos pouco explorava a ideia de preveno criminal.

Embora se afirme a existncia de uma superao da criminologia clssica, possvel observar que a ambio de definir todos os fatores relevantes que resultam nos fenmenos sociais capazes de levar o homem a prtica de crimes j existe desde os primeiros estudos criminologicos. A ambio preventiva justifica-se doutrinariamente pela expectativa de fazer desse campo, o estudo das penas e de sua aplicao, um instrumento capaz de prover a sociedade de recursos de autoproteo.

o fim [da pena] impedir que o ru cause novos danos aos seus concidados e dissuadir os outros a fazer o mesmo Beccaria O que se oberva na criminologia clssica a aplicao do modelo dissuasrio, isto , represso por meio da punio ao agente criminoso, mostrando a todos que o crime no compensa. Esse modelo prevalece enquanto uma das reaes sociais ao crime.

Lombroso dedicou parte de seus estudos s orientaes voltadas para a preveno da violncia defendendo inclusive que o encarceramento era absolutamente ineficaz como mecanismo preventivo Ferri avana nos seus estudos afirmando que a criminologia estaria apta a cumprir seu papel social capaz de proteger a sociedade de comportamentos desviantes atravs de medidas preventivas.

A preveno criminal de que tratam Lombroso e Ferri destacam o individuo enquanto fonte privilegiada de informaes sobre a etiologia do comportamente criminal. Para esse estudo existe uma composio de trs campos disciplinares: antropologia, psiquiatria e sociologia. A criminologia clssica, portanto, vislumbra o crime como um enfrentamento da sociedade pelo criminoso, luta do bem contra o mal.

Colocar o passado em dilogo com o presente, em lugar de trat-lo como algo sepultado elo avano cientfico e superado pelo amadurecimento de um campo disciplinar, pode informar melhor sobre o que feito nos tempos atuais. No existe ainda um modelo ideal de preveno criminal de modo que se faz extremamente relevante considerar todos os estudos realizados at os dias de hoje.

Conjunto de aes que visam evitar a ocorrncia do delito; Trata-se de um conceito amplo que compreende desde o convencimento do deliquente a no cometer o ato at a realizao de mudanas no espao fsico que objetivem dificultar a prtica do crime ou ainda, simplesmente o impedimento da reincidncia.

Diferentemente das ideias difundidas pela criminologia clssica, a criminologia sociolgica entende que o o crime no uma doena, mas sim um grave problema da sociedade, que deve ser resolvido por ela. O crime visto como um ato complexo que no estado democrtico em que vivemos a preveno criminal integrante da agenda federativa, passando por todos os setores do Poder pblico que devem agir conjuntamente.

A preveno dos atos nocivos pode ser exercida no Estado de Direito de duas formas:

1.

Atingindo o delito de forma indireta - buscase cessar as causas do crime e com isso cessar seus efeitos; trata-se, portanto, de uma ao profiltica que conta principalmente com a medicina por meio do planejamento familiar, recuperao dos usurios de drogas, etc.
Atingindo o delito de forma direta direciona-se para a infrao penal; nas medidas diretas possuem destaque os mecanismos jurdicos de punio e represso adotando, na maioria das vezes, uma poltica ostensiva

2.

Abordagem abrangente; trata-se da preveno genuna que se dirige a toda a populao; Ataca a raiz do conflito buscando implantar os direitos sociais atravs de polticas pblicas voltadas a educao, emprego, moradia, segurana, etc. a preveno mais eficiente, no entanto, demorada e demanda altos custos do poder pblico para um resultado a longo prazo

A execuo de medidas capazes de garantir a preveno primria do crimes encontra obstculos no prprio contexto poltico que devido a mudana de gesto no d continuidade a medidas cujos resultados so a longo prazo desinteresse poltico. O governo prefere, na maioria das vezes, adotar politicas imediatistas, gente gosta de polcia nas ruas; a teoria penal dominante possui uma falsa noo de segurana e esse discurso legitimado pelo Poder Pblico.

Consiste numa atuao mais concentrada com foco em reas de maior violncia; Diz respeito a populaes e regies identificadas como portadoras de caractersticas passveis de serem identificadas como zonas de risco. Opera a curto e mdio prazo, e se orienta de forma seletiva a concretos e particulares setores da sociedade sem dvida a preveno mais utilizada na sociedade.

Se plasma em uma poltica legislativa penal e em ao policial fortemente polarizadas pelos interesses de uma preveno geral Atravs de uma anise de dados que demonstram prticas criminosas em locais determinados, buscam-se medidas capaz de coibi-las Como forma de preveno secundria destaca-se a alterao do espaos fsicos e urbanos; a maior concentrao policial em reas determinadas, etc.

O destinatrio desses programas to somente a populao carcerria; Visa a recuperao do preso para que ele no volte a cometer crimes, objetivando, portanto, evitar a reincindncia Realiza-se por meio de medidas socioeducativas como laborterapia, prestao de servios comunitrios, etc.

Destaca-se aqui o modelo ressocializador, isto , aquele que intervm na vida e na pessoa do infrator, no apenas lhe aplicando uma punio mas tambm lhe possibilitando a reinsero social. A preveno terciria deve romper com a estigmatizao do preso; para isso se faz fundamental o papel da sociedade em fornecer ao ex-detento oportunidades iguais, uma vez cumprida sua pena.

Modelo Dissuasrio Direito Penal Clssico

Modelo Ressocializador Previne a ocorrncia de estigmas

Modelo Restaurador reeducao do infrator + assistncia a vtima

S-SENTO, Joo Trajano. Preveno ao crime e teoria social. Revista Lua Nova

CALHAU, Llio Braga. Preveno da infrao penal no Estado Democrtico de Direito. In: Resumo de Criminologia. 6. ed. rev., ampl. e atual. Niteri RJ: Impetus, 2011.
FILHO, Nestor Sampaio Penteado. Preveno Criminal. In: Manual esquemtico de criminologia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

You might also like