You are on page 1of 15

Homossexualidade e 6/18/12 Auto preconceito na Adolescncia

Pontifcia Universidade Catlica de Gois Professora: Kssia Fernanda L. Peixoto Gisele S. Cndido Josu M. de Oliveira Paula de O. Maia

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/18/12

Adolescncia

Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), entende-se a adolescncia como um perodo entre a infncia e a idade adulta, que se inicia por volta dos 10 anos e vai at os 19 anos, aproximadamente.

Essa fase resulta de um conjunto de alteraes estruturais e funcionais do organismo, observadas em ambos os sexos, conhecido como puberdade.

Santos et al (2008) afirmam que o conceito de adolescncia, atualmente conhecido na sociedade ocidental, foi formado no 6/18/12 processo de Revoluo Industrial. Consideram a adolescncia, ento, como um fenmeno cultural, produto ocidental do sculo XX, derivada de processos histricos, polticos, sociais e econmicos. Os jovens passaram a ingressar no mercado de trabalho mais tardiamente e a buscar uma formao escolar mais ampla. Perodo de latncia social Formao da identidade: a escolha da ocupao, a adoo de valores nos quais acreditar e segundo os quais viver e o desenvolvimento de uma identidade sexual satisfatria. (Papalia e Olds, 2000)

Sexualidade e Orientao sexual

6/18/12

Para Paiva (1996) cada sociedade desenvolve regras que se constituem em parmetros fundamentais para o comportamento sexual das pessoas. Preconceito um conjunto de atitudes que provocam, favorecem ou justificam medidas de discriminao. (Rose, 1972:162) algo individual, psicolgico e tambm como algo que se desenvolve no processo de socializao pela cultura. Ele acrescenta o fator cultural e a socializao individual como possibilidades para a constituio dos preconceitos. (Crochk, 1997, citado por Machado, 2007)

Autopreconceito

6/18/12

Os prefixos so morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente esses morfemas produzem mudanas de classe gramatical. (Neto & Infante, 1998) O pseudoprefixo auto vem do grego auts, que significa por si mesmo.

6/18/12

Participantes Participaram desse estudo quatro adolescentes de orientao homossexual, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades entre 12 e 20 anos.
q

Instrumentos Entrevista semi-estruturada, orientada por um roteiro previamente elaborado. Contendo questes que abordavam: - Idade, sexo, percepo como homossexual - Preconceito e Autopreconceito - Percepo quanto a sexualidade, hoje.
q

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/18/12 Materiais Instrumentos utilizados nas entrevistas foram: gravador porttil canetas folhas de papel para anotaes roteiro para entrevista.

Procedimentos Os participantes deveriam ser adolescentes (entre os 13 e 20 anos de idade aproximadamente) e ser de orientao homossexual. Os pesquisadores fizeram contanto com os participantes por telefone. As entrevistas foram realizadas no CEPSI

6/18/12

Desde cedo, todos j sentiam atrao fsica por pessoas do mesmo sexo(Masculino/Feminino). Trs participantes disseram ter tido vontade de sentir atrao fsica por pessoas do mesmo sexo. Dos quatro participantes, trs tentou relacionar com pessoas do sexo oposto.
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Trs participantes contaram sobre sua orientao sexual primeiramente para amigos. Dois participantes para amigos e me. Um somente para um amigo. Diante da descoberta da orientao sexual TODOS experimentaram a sensao de Medo(descobrir), insegurana, confuso, angstia e tristeza. Todos desejam ser compreendidos e com direito de viver sua orientao homossexual para serem felizes.

6/18/12

6/18/12

O desenvolvimento de uma identidade sexual satisfatria ficou evidenciado nas entrevistas realizadas, a partir do relato dos participantes. Dvidas na infncia, sentimentos de culpa, o medo de dividir com os outros sua condio e a necessidade de compartilhar e ser aceito por sua condio pelas pessoas prximas foram relatos em comum nas entrevistas.

Aps um perodo de questionamentos, de conflito 6/18/12 entre aceitao e negao, inicia-se os primeiros passos rumo a definio da identidade sexual. O medo da opinio da sociedade aumenta a necessidade de procurarem uma pessoa de confiana para compartilharem sua insegurana e se sentirem aceitos. Segundo Castaeda (2007) o autopreconceito foi evidenciado principalmente no perodo em que j haviam descoberto sua sexualidade e negavam essa condio por medo de represso e atitudes discriminatrias.

6/18/12 Segundo Max Weber (1864-1920), o indivduo responsvel pelas aes que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relao a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito, ou seja, se um individuo possui tais atitudes sobre si mesmo ele esta praticando auto preconceito.

Depois de se sentirem aceitos por pessoas queridas relataram que o que mudou foi o fato de se sentirem melhor com sigo mesmos, as relaes com as pessoas pouco mudaram e que se sentem iguais em relao s pessoas heterossexuais

6/18/12

O presente trabalho descreveu como se da o processo de autoaceitao ou negao da orientao homossexual na adolescncia, bem como o apoio ou a distncia dos amigos ou familiares. Foi possvel constatar, que depois da aceitao de sua orientao homossexual, os adolescentes se abriram para viver suas relaes homo afetivas. importante ressaltar, a importncia da famlia e amigos neste processo, pois os adolescentes homossexuais necessitam da compreenso, do amor e da capacidade que os adultos tm (independente dos credos religiosos) para orient-los. Foi percebida a necessidade de elaborao e programas assistenciais para esses grupos com essa orientao sexual e suas famlias para serem acolhidos, esclarecidos e principalmente apoiados.

6/18/12

FLORES, A. M. P. (2004). Sexualidade: Representaes de professores do ensino mdio. Retirado de: http://cascavel.cpd.ufsm.br. NETO, C. N., & INFANTE, U. (1998). Gramtica da Lngua Portuguesa. Retirado de http://cleibsonalmeida.blog.br/. MACHADO, C. P. (2007). A designao da palavra preconceito em dicionrios atuais. Retirado de http://www.iel.unicamp.br. PAIVA, V. Sexualidades adolescentes: escolaridade, gnero e sujeito sexual. In: Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro. Relume Dumar. 1996. P. 213236. PINHO, F.A. (2010). Aspectos ticos em representao do conhecimento em temticas relativas homossexualidade masculina: uma anlise da preciso em linguagens de indexao brasileiras. Retirado de http://www.athena.biblioteca.unesp.br.

Homossexualidade e 6/18/12 Auto preconceito na Adolescncia

Obrigado!
Fernanda L. Peixoto Gisele S. Cndido Josu M. de Oliveira Paula de O. Maia
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

You might also like