You are on page 1of 67

ADMINISTRAO PBLICA

Prof. Andr

andrecentofante@uol.com.br
Administrao Pblica 1

Administrao Pblica

Conceito:
A Administrao Pblica pode ser conceituada, em sentido amplo, como o conjunto de entidades e de rgos incumbidos de realizar a atividade administrativa visando satisfao das necessidades coletivas e segundo os fins desejados pelo Estado.

Administrao Pblica

Administrao Pblica

Conceito:
A atividade administrativa pode ser entendida como a gesto dos interesses qualificados da comunidade pela necessidade, utilidade ou convenincia de sua realizao e marcados pela conjugao de dois princpios caracterizadores do regime jurdicoadministrativo: supremacia do interesse pblico e indisponibilidade do interesse pblico.

Administrao Pblica

Administrao Pblica

A Administrao Pblica est subordinada aos princpios de direito administrativo e, em especial, aos princpios bsicos institudos no art. 37, caput, da Constituio Federal (princpios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia). Em suma, Administrao Pblica a atividade que o Estado desenvolve para alcance dos interesses da coletividade.
Administrao Pblica 4

Administrao Pblica

Conceito de Estado:
O Estado uma sociedade poltica, organizada juridicamente, com o objetivo de alcanar o bem comum. Estado uma sociedade necessria em que se observa o exerccio de um governo dotado de soberania a exercer seu poder sobre uma populao, num determinado territrio, onde se cria, executa e aplica seu ordenamento jurdico, visando ao bem comum.
Administrao Pblica 5

Administrao Pblica

Caractersticas do Estado:
O Estado, nao politicamente organizada, dotado de personalidade jurdica prpria, sendo pessoa jurdica de direito pblico interno, e de quatro elementos bsicos: povo, territrio, poder soberano e finalidades definidas. A vontade do Estado manifestada pelo exerccio de seus trs Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio).
Administrao Pblica 6

Administrao Pblica

Algumas definies: Populao: o conjunto de indivduos que compem o Estado em um determinado momento histrico. Abrange os nacionais e os estrangeiros; Povo: um conjunto mais estrito, refere-se apenas aos nacionais; Territrio: a rea na qual o Estado exerce com exclusividade a sua soberania. Inclui os espaos terrestre, areo e aqutico;
Administrao Pblica 7

Administrao Pblica

Algumas definies:

Poder soberano: poder de autodeterminao e autoorganizao emanados do povo para ser exercido em territrio determinado e por ele defendido; Finalidades definidas: so os prprios objetivos do Estado; Nao: a entidade natural que aglutina indivduos atravs da identidade de idioma, das tradies, da religio, dos costumes e de elementos histricos, culturais e tnicos. Nao representa a alma de um Estado.
Administrao Pblica 8

Administrao Pblica

Governo: Governo corresponde atividade que fixa os objetivos do Estado ou conduz politicamente os negcios pblicos. Atos de Governo resultam da soberania ou autonomia poltica detidas pela Unio (soberania), Estados-Membros, Distrito Federal e Municpios (autonomia), todos nominados por entidades estatais.

O Governo e a Administrao atuam por suas entidades (dotadas de personalidade jurdica), por seus rgos e por seus agentes.
Administrao Pblica 9

Administrao Pblica

Servio Pblico:
aquele prestado pela Administrao Pblica ou por quem lhe faa as vezes, consoante s regras de direito pblico, para a preservao dos interesses da coletividade

Administrao Pblica

10

Administrao Pblica

Servio Pblico:

Quem presta servios pblicos? A Administrao Direta ou quem lhe faa as vezes (a Administrao Indireta);
Como se prestam servios pblicos? Seguindo as regras de direito pblico, a Constituio Federal, as leis da Administrao Pblica, dentre outros; Para que e para quem se presta? Para atender os interesses da coletividade.
Administrao Pblica 11

Administrao Pblica

A execuo do Servio Pblico pode ser:


1) Direta ou Centralizada: quando a execuo do servio pblico feito pela prpria Administrao Direta;

Exemplo: a Secretaria da Fazenda Estadual, por meio

do seu Departamento de Fiscalizao, exerce a funo de fiscalizar os tributos estaduais.

Administrao Pblica

12

Administrao Pblica

A execuo do Servio Pblico pode ser:


2) Indireta ou Descentralizada: quando o servio executado pela Administrao Indireta ou pela iniciativa privada.

Exemplo: o servio de telefonia da Unio, mas a

Unio resolveu transferir a execuo do servio para a Anatel (que uma Agncia Reguladora, uma espcie de Autarquia). Este um caso de execuo indireta ou descentralizada.
Administrao Pblica 13

Administrao Pblica

A execuo do Servio Pblico pode ser:


3) por Delegao ou por Outorga: ser por delegao quando se transfere a execuo do servio; e ser por outorga (concordncia) quando se transfere a execuo e a titularidade.

Administrao Pblica

14

Administrao Direta
A Administrao Direta corresponde atuao pelo prprio Estado por meio de suas entidades estatais e seus rgos. As entidades estatais so: a Unio, os EstadosMembros, os Municpios e o Distrito Federal. A primeira dotada de soberania, as demais, de autonomia poltica, administrativa e financeira. Os rgos pblicos, segundo Hely Lopes Meirelles, so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem.
Administrao Pblica 15

Administrao Direta

A Administrao Direta um conjunto de unidades organizacionais que integram a estrutura administrativa de cada um dos Poderes da Unio, dos Estados e dos Municpios, bem como as suas subdivises. Ela composta da seguinte forma: Poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio; Subdivises: Presidente da Repblica, Governador ou Prefeito, com seus Ministrios, Secretarias federais, estaduais ou municipais, com seus respectivos departamentos, divises, sees, setores, etc.
Administrao Pblica 16

Estrutura Organizacional Pref. Munic. So Seb. do Paraso MG (2003 - 2005)


PREFEITO

VICE PREFITO

PROCURADORIA MUNICIPAL

CONTROLE INTERNO

DIRETORIA GERAL

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTO

DIRETORIA DE SADE E AO SOCIAL

Gerente Adm/Financeiro

Gerente Obras

Gerente de Educao Cultura , Esporte e Laser

Gerente Sade/Ao Social

Depto de Compras

Depto Obras

Depto Educao

Depto Sade

Depto Administrativo

Depto Urbanismo

Depto Esporte e Laser

Depto Ao Social

Depto RH

Depto Projetos

Depto Cultura

Depto de Epidemiologia

Depto Arrecadao

Depto Transporte

Depto Financeiro

Departo. Adm/Servios

Administrao Pblica

17

Estrutura Organizacional Pref. Munic. So Seb. do Paraso MG (2006 - 2008)

PREFEITO
ASSESSORIA DE GABINETE E COMUNICAO

VICE-PREFEITO

PROCURADORIA MUNICIPAL

CONTROLE INTERNO

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTO

DIRETORIA DE OBRAS

DIRETORIA DE SADE E AO SOCIAL

DIRETORIA DE EDUCAO, CULTURA ESPORTE

DIRETORIA DE SEGURANA PBLICA E TRNSITO

GER. DE COMPRAS E LICITAES

GERNCIIA DE OBRAS

GERNCIA DE SADE

GERNCIA DE EDUCAO

DEPTO. DA GUARDA MUNICIPAL

GERNCIA ADMINISTRATIVA

DEPTO. DE URBANISMO

DEPTO. DE AO SOCIAL

DEPTO. DE ESPORTE

DEPTO. DE TRNSITO

DEPTO.DE REC. HUMANOS

DEPTO. DE PROJETOS

DEPTO. DE EPIDEMIOLOGIA

DEPTO. DE CULTURA

DEPTO. DE TRANSPORTES

GERNCIA DE ARRECADAO

DEPTO. DE TRANSPORTE

DEPTO. DE VILNCIA

DEPTO. FINANCEIRO

DEPTO. ADMIN / SERVIOS

Administrao Pblica

18

Assim, quando a Unio, os Estados-Membros, Distrito Federal e Municpios, prestam servios pblicos por seus prprios meios, diz-se que h atuao da Administrao Direta. Ao criar autarquias, fundaes, sociedades de economia mista ou empresas pblicas, repassandolhes os servios pblicos, haver Administrao Indireta.

Administrao Pblica

19

Administrao Indireta

A Administrao Indireta formada por entidades pblicas dotadas de personalidade jurdica prpria, que se encontram vinculadas a esses Poderes por meio de determinao em lei. integrada pelas: Autarquias Fundaes Empresas Pblicas Sociedades de Economia Mista
Administrao Pblica 20

Administrao Indireta

Independente da atividade para a qual tenham sido criadas, todas as entidades da Administrao Indireta tm que seguir as regras da Administrao Pblica.

Exemplo:
Todas entidades devem abrir licitao para contratar algum servio ou comprar alguma coisa; ou todas entidades devem abrir concurso pblico para contratar servidores.
Administrao Pblica 21

Administrao Indireta (objetivo)

Criada para auxiliar a Administrao Direta, a Administrao Indireta tem por objetivo prestar servios pblicos ou explorar atividade econmica. Prestao de servios pblicos: para prestar servios pblicos podem ser criadas quaisquer umas das quatro entidades, sendo que, quando se prestam servios pblicos no se est competindo com a iniciativa privada.

Exemplo: INCRA (Instituto Nacional de Colonizao


e Reforma Agrria), que tem por objetivo efetuar a reforma agrria no Brasil;
Administrao Pblica 22

Administrao Indireta (objetivo)

Explorao de atividade econmica: para tal s podem ser criadas Empresas Pblicas ou Sociedades de Economia Mista. Via de regra, quem explora atividade econmica so os particulares, mas, em dois casos essa tarefa pode ser transferida para a Administrao Pblica. Conforme rege o artigo 173 da CF: 1. Quando for necessria segurana nacional; 2. Quando houver interesse coletivo.

Exemplo: CEF = financiamento habitacional (interesse

coletivo) e prestao de servios bancrios (visa lucro)


Administrao Pblica 23

Autarquias

Conceito: Para se entender o significado de Autarquia, faz-se necessrio a leitura do seu conceito legal que se encontra no art. 5, inciso I, do Decreto-lei n 200/67, a saber: Art. 5 - Para fins desta lei, considera-se: I Autarquia o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.
Administrao Pblica 24

Autarquias

Caractersticas:
criadas por lei especfica (obrigatrio lei para sua criao) personalidade jurdica de direito pblico patrimnio prprio autonomia administrativa: elas so auto-administrveis (tomam decises) autonomia financeira: possui valores prprios, que podem ser originados tanto da prpria atividade, quanto do oramento pblico (ex: o INSS recebe a contribuio previdenciria e verbas oriundas da Unio) no possuem autonomia poltica: no podem, por exemplo, editar uma lei. Por isso, mesmo desvinculadas, submetem-se Administrao Direta
Administrao Pblica 25

Autarquias

Vejamos alguns exemplos de autarquias:


INSS: Instituto Nacional do Seguro Social INCRA: Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria BACEN: Banco Central do Brasil CADE: Conselho Administrativo de Defesa da Economia UFRJ, UFMG, UNESP OAB, CRC, CRM, CREA, CRA

Administrao Pblica

26

Autarquias

Controle: Embora tenham autonomia administrativa e financeira, as Autarquias so controladas pela Administrao Direta. Por exemplo: - A Unio controla o INSS, verificando se ele est agindo de acordo com as leis, se est atuando conforme a finalidade para a qual foi criado, etc.

Administrao Pblica

27

Autarquias

Privilgios: As autarquias possuem os mesmos privilgios da Administrao Direta. Exemplo: - imunidade tributria sobre seu patrimnio, renda e servios vinculados s suas finalidades essenciais (art. 150, VI, a, 2 da CF).

Administrao Pblica

28

Autarquias

Responsabilidade: Elas so responsveis pelas obrigaes contradas com terceiros. O ente da Administrao Direta que as criou s ser responsvel quando esgotar todas as foras da autarquia. Trata-se de um caso de responsabilidade solidria, quer dizer, primeiro, a obrigao da autarquia que contraiu suas dvidas e, posteriormente, a obrigao transfere-se para o ente da Administrao Direta que a criou.
Administrao Pblica 29

Autarquias

Falncia:

No existe possibilidade de falncia para qualquer autarquia, simplesmente porque se trata de uma pessoa de direito pblico.

Administrao Pblica

30

Fundaes

Conceito: trata-se de entidade oriunda do Direito Privado, que se caracteriza por ser um patrimnio personalizado e destinado a um determinado fim social. Porm, trata-se, tambm, de um outro tipo de entidade que pode ser instituda pelo Poder Pblico. Os fins a que se destinam as fundaes so de carter social, portanto, com finalidade no lucrativa. Por isso mesmo, no poder o Estado instituir fundao quando pretender intervir no domnio econmico.
Administrao Pblica 31

Fundaes

Normalmente, as fundaes se destinam s seguintes atividades (atpicas do Poder Pblico): assistncia social; assistncia mdica e hospitalar; educao e cultura; e pesquisa. Com relao sua natureza jurdica, podem ser:
a) Fundaes de Direto Pblico: Febem: Fundao Casa Funai: Fundao Nacional do ndio IBGE: Fund. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Procon: Fundao de Defesa do Consumidor Fundao Padre Anchieta (TV Cultura)
Administrao Pblica 32

b) Fundaes de Direito Privado:

Fundaes

Um outro tipo de fundao no afeta Administrao Pblica, mas que vlido o seu conhecimento, so as Fundaes Privadas. Como caracterstica, menciona-se que estas seguem as regras dispostas no Cdigo Civil. Alguns exemplos: Fundao Xuxa Fundao Ayrton Senna Fundao Bradesco

Administrao Pblica

33

Fundaes

Criao: a) Em caso de Fundaes de Direito Pblico: Dependem de lei especfica para as criar (idem autarquias); b) Em caso de Fundaes de Direito Privado: Primeiramente, a lei apenas autoriza sua criao. Em seguida, ainda ser necessrio a elaborao, aprovao e registro de um estatuto social a fim de estabelecer suas regras.
Administrao Pblica 34

Fundaes

Da mesma natureza (similar) s autarquias:


Caractersticas Controle Privilgios Responsabilidade Falncia

Administrao Pblica

35

Agncias Reguladoras

Conceito:
Agncia Reguladora corresponde a uma autarquia sob regime especial encarregada do exerccio do poder normativo nas concesses e permisses de servios pblicos, concentrando competncias inicialmente conferidas ao Poder Pblico.

Administrao Pblica

36

Agncias Reguladoras

Objetivo:
A funo principal dessas agncias reguladoras a de controlar a prestao de servios pblicos e o exerccio das atividades econmicas, assim como a atuao das pessoas privadas que passam a executar tais servios pblicos sob o regime de concesso, inclusive sua adequao aos fins pretendidos pelo governo e s estratgias econmicas e administrativas que inspiram o processo de desestatizao.
Administrao Pblica 37

Agncias Reguladoras

Exemplos

(atuao em diversos segmentos):

ANATEL: Agncia Nacional de Telecomunicaes ANEEL: Agncia Nacional de Energia Eltrica ANVISA: Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANS: Agncia Nacional de Sade ANP: Agncia Nacional de Petrleo ANTT: Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTAQ: Ag. Nacional de Transportes Aquavirios ANCINE: Agncia Nacional do Cinema ANA: Agncia Nacional de guas
Administrao Pblica 38

Agncias Reguladoras

Caractersticas: Poder Normativo: elas possuem o poder de estabelecer normas; Seus dirigentes no ingressam por concurso pblico: so nomeados pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado, sendo seu mandato com prazo determinado; Autonomia financeira ampliada: possuem fontes de arrecadao que outras autarquias no tem, pois elas podem cobrar pela fiscalizao que exercem.
Administrao Pblica 39

Agncias Reguladoras
- Ainda importante frisar que as agncias reguladoras podem ser somente autarquias.

- Em suma, as Agncias Reguladoras tem por objetivo exercer a atividade de regulao (estabelecer regras) da execuo dos servios pblicos e, tambm, a fiscalizao do cumprimento de tais regras.
Administrao Pblica 40

Agncias Executivas

Conceito: Agncia Executiva corresponde ao atributo ou qualificao conferido a pessoa jurdica de direito pblico que celebre contrato de gesto com o objetivo de otimizar recursos, reduzir custos e aperfeioar a prestao de servios pblicos. O governo federal inovou ao falar em autarquias e fundaes como agncias executivas, pois se trata de uma medida que visa a melhorar a eficincia das entidades autrquicas e fundacionais.
Administrao Pblica 41

Agncias Executivas
Ela pode tambm ser definida como um rtulo dado a certas autarquias ou fundaes por iniciativa da Administrao Direta, por prazo determinado, para o cumprimento de metas no previstas no momento de sua criao, objetivando facilitar a ampliao de sua autonomia gerencial, financeira e oramentria.

Administrao Pblica

42

Agncias Executivas

Caractersticas:

A Lei n 9.649/98 (artigos 51 e 52), que dispe sobre a organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios da Administrao Pblica federal, prev que ser qualificada como agncia executiva, mediante ato do Presidente da Repblica, as autarquias ou fundaes que cumpram com os seguintes requisitos:

ter plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento;


ter celebrado contrato de gesto com o respectivo Ministrio supervisor.
Administrao Pblica 43

Agncias Executivas

Exemplo: Agncia Estadual das guas (Estado de Gois) ANEEL: Agncia Nacional de Energia Eltrica ANS: Agncia Nacional de Sade Obs: possvel verificar que as figuras das agncias reguladoras e das agncias executivas apresentam caractersticas distintas. No entanto, nada impede que determinada agncia reguladora seja qualificada como agncia executiva, como ocorre, por exemplo, como a ANEEL e a ANS.
Administrao Pblica 44

Agncias Executivas

Benefcios:
A Lei de Licitaes (Lei 8.666/93), alterada pela Lei 9.648/98, traz benefcio para autarquias e fundaes qualificadas como agncias executivas, no outorgado s demais entidades autrquicas e fundacionais, ao estabelecer o dobro do valor para dispensa de licitao para suas compras, obras e servios.

Administrao Pblica

45

Empresas Pblicas e
Sociedades de Economia Mista

Administrao Pblica

46

Conceito
As empresas pblicas e as sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, cuja criao autorizada por lei especfica, com patrimnio pblico ou misto, para a realizao de atividades, obras ou servios de interesse coletivo, sob normas e controle do Estado. Tem por objetivo prestar servios pblicos ou explorar atividade econmica.
Administrao Pblica 47

Categorias jurdicas diferentes

Vrios pontos comuns

Administrao Pblica

48

Caractersticas

autonomia administrativa autonomia financeira patrimnio prprio no tem autonomia poltica

Administrao Pblica

49

Criao
A Constituio Federal estabelece que somente lei especfica poder autorizar a criao de empresas pblicas ou sociedades de economia mista (art. 37, XIX). Cabe observar que a lei no cria a entidade, como ocorre com as autarquias, somente autoriza a criao, que se processa com a elaborao de seu ato constitutivo e respectiva transcrio no registro pblico competente.

Administrao Pblica

50

Extino

A exigncia de lei para a extino dessas entidades justificada pela teoria da simetria, isto , se exigvel lei para autorizar a criao dessas empresas, torna-se evidente que somente ato dessa natureza ser legtimo para extingui-las.

Administrao Pblica

51

Personalidade Jurdica

As empresas pblicas ou sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, ou seja, tm que seguir as regras do Cdigo Civil, bem como as regras e princpios da Administrao Pblica, tendo em vista que foram institudas pelo Poder Pblico.

Administrao Pblica

52

Controle

O controle dessas entidades efetuado tambm pela Administrao Direta, sendo de maneira interna pelo Poder Executivo (art. 49 da CF), e de modo externo pelo Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas (art. 70 e 71 da CF).

Administrao Pblica

53

Privilgios

Elas no possuem nenhum tipo de privilgio (ex. imunidade tributria) e, sendo assim, elas concorrem e seguem as regras da iniciativa privada. Ex: a CEF recolhe o ISS devido pelos seus servios prestados

Administrao Pblica

54

Falncia
No h possibilidade de falncia para empresas pblicas ou sociedades de economia mista, conforme estipulado na nova Lei de Falncias vigente desde 2005 (Lei 11.101/05). Obs: Anterior a essa legislao, caso explorassem atividade econmica, podiam falir.

Administrao Pblica

55

Principais Diferenas
a)

Composio do capital:
O capital das empresas pblicas formado, unicamente, por capital pblico, ou seja, no se admite a presena de pessoas da iniciativa privada na empresa pblica.
J o capital da sociedade de economia mista constitudo por capital pblico e privado. Logicamente, para que se mantenha ajustada s suas diretrizes, a entidade criadora manter o domnio da maior parte do capital votante, isto , dever haver o controle pblico.
Administrao Pblica 56

Principais Diferenas
b) Forma jurdica:

Para as empresas pblicas admite-se qualquer das formas jurdicas previstas no direito (art. 5, II do Decreto-Lei n 200/67). Por um outro lado, para as sociedade de economia mista apenas admitida a forma jurdica de sociedade annima S.A. (art. 5, III do Decreto-Lei n 200/67).
Administrao Pblica 57

Principais Diferenas
Empresas Pblicas
Capital exclusivamente pblico e Forma societria livre

Sociedades de Economia Mista


Capital misto e Forma societria de S.A.
Administrao Pblica 58

Empresas Pblicas

Exemplos:
Caixa Econmica Federal (CEF)

Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT) Correios

Administrao Pblica

59

Sociedades de Economia Mista


-

Exemplos: Petrobras

Banco do Brasil Eletrobrs

Administrao Pblica

60

Entidades Paraestatais

Administrao Pblica

61

Conceito
So entidades privadas, institudas por particulares, que desempenham servios no exclusivos do Estado, porm em colaborao com ele.

Recebem incentivos do Poder Pblico e, por isso, sujeitam-se ao controle da Administrao Pblica e do Tribunal de Contas.

Administrao Pblica

62

Conceito
Elas se caracterizam, principalmente, por prestar atividade de interesse pblico, por iniciativa privada, sem fins lucrativos.

Mais precisamente pelo interesse pblico da atividade, recebe em muitos casos ajuda por parte do Estado, dentro da atividade de fomento. Para receber essa ajuda, tem que atender a determinados requisitos impostos por lei que variam de um caso para outro.
Administrao Pblica 63

Conceito
Etimologia da palavra:
Paraestatal: Par + estatal

- Par = partcula grega que significa ao lado de - Estatal = vem do latim status e significa Estado Significado = ao lado do Estado

Administrao Pblica

64

Servios Sociais Autnomos


Alm do conceito geral das entidades paraestatais, pode-se dizer que os S.S.A. tm como finalidade prestar servios de interesse pblico, principalmente relativo assistncia ou ensino a grupos profissionais ou grupos sociais. So eles: Sesi Sesc Senai Senac Sebrae
Administrao Pblica 65

Caractersticas

integrante do Terceiro Setor so pessoas jurdicas de direito privado so institudas por particulares desempenham servios que no so exclusivos do Estado, mas que so de seu interesse atuam para colaborar com o Estado no tem fins lucrativos recebem incentivos do Estado so controladas pela Adm. Pblica e pelo TC
Administrao Pblica 66

Servios Sociais Autnomos

Caractersticas: Alm das caractersticas mencionadas anteriormente (regra geral para as entidades paraestatais), os Servios Sociais Autnomos possuem as seguintes: - tem autorizao para arrecadar contribuies parafiscais, caso no sejam subsidiadas por recursos da entidade que as criou (art. 240 CF); - sujeitam-se s normas do direito pblico; - recebem incentivos do Poder Pblico.
Administrao Pblica 67

You might also like