You are on page 1of 23

Edgar Toledo de Aguiar Jnior

Tratamento cirrgico
A estabilizao cirrgica da articulao glenoumeral considerada se instabilidade ou apreenso comprometerem o conforto ou a funo do ombro, apesar de uma tentativa razovel de exerccios de fortalecimento dos rotadores internos e externos e coordenao.
Charles A. Rockwood Jr.

Tratamento cirrgico
Mais de uma luxao anterior completa justificativa para considerar correo cirrgica porque: 1. Os pacientes com este problema so incapazes de exercer movimejntos acima da cabea e so prejudicados de outros modos 2. Cada luxao completa inflinge em dano superfcie articular 3. O tratamento conservador no efetivo em prevenir instabilidade contnua . Charles S. Neer

Tratamento cirrgico
Muitos mtodos foram descritos para a reparao da instabilidade Glenoumeral, os quais poderamos citar: Reparaes Capsulares: Procedimento de Bankart Capsulorrafia com grampos Capsuloplastia em T de Neer

Tratamento cirrgico
Procedimentos com o M. Subescapular Putti-Platt (encurtamento da cpsula e m. subescapular) Magnuson-Stack (Transferncia do Subescapular da tuberosidade menor para a tub. Maior)

Tratamento cirrgico
Bloqueios sseos Eden Hybbinete (enxerto de Tbia e Ilaco) Oudard (Enxerto de Tbia) Transferncia do Coracide Trillat Bristow-Helfet Latarjet

Tratamento cirrgico
Outras Reparaes abertas Gallie (Fascia autgena para criar novos ligamnetos) Nicola (Tendo da cabea longa do bceps como um ligamneto) Boytchev (T. do coracoide abaixo do sub.) Connolly(Transferncia do infra-espinhal) Osteotomias do mero e Glenoide Tratamento fechado Artroscpico

Capsuloplastia em T de Neer
Inciso de 7 a 10 cm pelo sulco deltopeitoral ou pelas linhas cutneas de Langer.

Capsuloplastia em T de Neer
A veia ceflica rebatida lateralmente; o deltide e o peitoral maior so separados com afastadores Richardson; a fscia clavipeitoral aberta e o tendo conjunto afastado medialmente, expondo totalmente o msculo subescapular

Capsuloplastia em T de Neer
A poro mais superficial do subescapular dividida e reparada, e sua poro mais profunda fica aderida a cpsula lhe dando reforo extra.

Capsuloplastia em T de Neer
A cpsula anterior aberta em forma de T com a inciso vertical passando a 1cm medial ao tubrculo menor; o objetivo criar- o inferior e o superior.

Capsuloplastia em T de Neer
Afasta-se lateralmente a cabea do mero usando-se um retrator de Fukuda e avalia-se criteriosamente o lbio anterior, procurando desinsero labial ou leso dos ligamentos gleno umerais mdio e inferior.

Capsuloplastia em T de Neer
Fixao do complexo lbio-capsular junto ao rebordo sseo anterior da glenoide

Capsuloplastia em T de Neer
Continua-se a desinsero do retalho inferior ao redor do colo do meroindo at o final do recesso inferior Com o brao em cerca de 20 a 25 de rotao externa e 20 de abduo ,traciona-se o retalho inferior o mais alto e lateral possvel fazendo desaparecer por completo o recesso inferior (inferior Pouch);Fixa-se o mesmo com sutura .

Capsuloplastia em T de Neer
O retalho superior trazido para baixo, transpondo-o por cima do retalho inferior,e fixado com vrios pontos de sutura.

Capsuloplastia em T de Neer
Se o intervalo dos rotadores estiver aberto ,ele dever ser fechado com alguns pontos de sutura.

Capsuloplastia em T de Neer
Reinsere-se o subescapular no seu ponto anatmico sem qualquer encurtamento ou sobreposio Sutura por planos Curativo oclusivo Imobilizao em tipoia por 4 a 6 semanas em posio neutra.

Capsuloplastia em T de Neer
Ps-operatrio: Analgesia, relaxamento muscular Exerccios isomtricos 3 PO Exerccios de ganho do arco de movimento ,exerccios passivo e autopassivos, 3 semana de PO Fortalecimento muscular, 3 ms de PO Propiocepo e coordenao motora a partir do 4 ms de PO Atividade esportiva aps o 6 ms de PO.

You might also like