You are on page 1of 15

CENA 5 O sapateiro

Chega com todas as ferramentas necessrias


para seu trabalho. Recorre ao anjo para tentar livrar-se da barca do inferno.

condenado por ter enganado as pessoas durante toda sua vida com seu ofcio e tambm por sua falsidade religiosa.

CENA 6 O frade
Chega acompanhado de uma mulher, Florena. Dana o tordio, dana tpica dos sales, supostamente no freqentados por padres. Traz seu equipamento de esgrima por baixo de suas vestes.

O anjo no lhe dirige a palavra e o parvo que o avisa da condenao.


Conforma-se e vai para a barca do inferno com Florena

DIABO Entrai, padre reverendo! FRADE Pera onde levais gente? DIABO Pera aquele fogo ardente que no temeste vivendo. FRADE -Juro a Deus que no tentendo! E esthbito no me val? DIABO Gentil padre mundanal, a Berzabu vos encomendo!
FRADE Corpo de Deus consagrado! Pela f de Jesus Cristo, que eu no posso entender isto! Eu hei de ser condenado? Um padre to namorado e tanto dado a virtude! Assi Deus me d sade, que eu estou maravilhado!

DIABO No curs de mais detena. Embarcai e partiremos: Tomars um par de remos. FRADE No ficou isso navena. DIABO Pois dada est j a sentena! FRADE Par Deus! Essa seriela! No vai em tal caravela minha senhora Florena. Como? Por ser namorado e folgar com ua molher se h um frade de perder, com tanto salmo rezado? DIABO- Ora ests bem aviado! Mas ests bem corregido! Devoto padre marido, havs de ser c pingado...

CENA 7 A alcoviteira
uma mistura de alcoviteira com feiticeira.

Declara ao diabo possuir muitas jias e trs arcas cheias de material usados para feitiaria.
Assume que seu maior tesouro possuir seiscentos virgos postios. Tenta enfeitiar o anjo com sua linguagem sedutora, mas acaba condenada por prostituio, alcovitagem e feitiaria.

CENA 8 O judeu
PARVO- Furtaste a chiba cabro? Parecs-me vs a mim gafanhoto d'Almeirim chacinado em um seiro. DIABO- Judeu, l te passaro, porque vo mais despejados. PARVO-E ele mijou nos finados n'ergueja de So Gio! E comia a carne da panela no dia de Nosso Senhor! E aperta o salvador, e mija na caravela! DIABO- Sus, sus! Demos vela! Vs, Judeu, irs toa, que sois mui ruim pessoa. Levai o cabro na trela!

O nico personagem repudiado tambm pelo diabo.


Aparece acompanhado por um bode, do qual no se separa. O parvo o impede de se aproximar do anjo, alegando que, em vida, ele desrespeitou o Cristianismo.

CENAS 09 e 10 - o corregedor e o procurador

Entra um corregedor, com vrios processos em mos e consegue defenderse inicialmente, aps ser convocado pelo diabo para sua barca.
Em seguida surge um procurador de posse de muitos livros e tambm tenta convencer o diabo que a barca do cu o melhor lugar para os dois. O anjo e o parvo juntos no permitem que eles embarquem e a justificativa o fato dos dois terem usado a justia em benefcio prprio. Condenados, na barca do inferno, os dois reconhecem Brsida Vaz.

CENA 11 O enforcado

* Acredita que o fato de ter sido enforcado o redime de seus crimes em vida.

* Chega aps a morte ainda com a corda no pescoo


* O que se entende que ele teria cometido vrios crimes em nome de seu patro, Garcia Moniz.

* Tambm reconhecido por Brsida Vaz, no batel infernal e esta o anuncia ao corregedor, o que sugere uma ligao entre eles.

CENA 12 os quatro cavaleiros


* Cavaleiros mortos nas Cruzadas, chegam sem nenhuma argumentao e dirigemse diretamente barca do cu.
* As ltimas falas so, de certa forma, um resumo da moral crist difundida por Gil Vicente no texto.

CAVALEIROS barca, barca segura, barca bem guarnecida, barca, barca da vida! Senhores que trabalhais pola vida transitria, memria , por Deus, memria deste temeroso cais! barca, barca, mortais,

barca, barca da vida! Vigiai-vos, pecadores, que, depois da sepultura, neste rio est a ventura de prazeres ou dolores! barca, barca, senhores, barca mui nobrecida, barca, barca da vida!

You might also like