You are on page 1of 23

Tecnologia dos Materiais

ENSAIOS MECNICOS

ENSAIOS MECNICOS

A determinao das propriedades mecnicas de um material metlico realizada por meio de vrios ensaios; geralmente estes ensaios so DESTRUTIVOS pois promovem a ruptura ou inutilizao do material.

Os ensaios NO DESTRUTIVOS podem determinar algumas propriedades fsicas do metal, mas na maioria das vezes so utilizados para detectar falhas.

O controle da produo pode ser realizado por meio de ensaios mecnicos e o aperfeioamento do material pode ser estudado atravs das

propriedades mecnicas obtidas atravs destes ensaios.


2

ENSAIOS MECNICOS

Os ensaios mecnicos so realizados pela aplicao, em um material, de um tipo de esforos possveis (trao, compresso, flexo, toro, cisalhamento) para determinar a resistncia do material a cada um destes esforos.

A escolha do ensaio mecnico mais adequado para cada produto metlico depende da finalidade do material, dos tipos de esforos que o material ir sofrer em uso e das propriedades mecnicas que se deseja medir.

TIPOS DE ESFOROS

Trao

Compresso

Cisalhamento

Flexo

Toro Flambagem

06 4

ENSAIOS MECNICOS

Existem especificaes para todo tipo de produto metlico fabricado e nestas especificaes constam os tipos de ensaios mecnicos que devem ser realizados para se saber se o produto est em conformidade com a finalidade proposta. As especificaes do produto devem mencionar a quantidade e o tamanho das amostras a serem testadas, bem como a maneira de se retirar estas amostras, a fim de que as mesmas sejam representativas do material a ser ensaiado. As Normas Tcnicas incluem especificaes de materiais, mtodos de ensaios e de analise, normas de clculos e de segurana, terminologia tcnica de materiais, simbologias para representao em formulas e desenhos, padronizaes dimensionais, etc.

ENSAIOS MECNICOS

Para ensaios mecnicos, as normas utilizadas so referentes s especificaes dos materiais e aos mtodos de ensaios. Um mtodo descreve o correto procedimento para se efetuar um determinado ensaio mecnico. Assim seguindo-se sempre o mesmo mtodo, os resultados obtidos para um material so semelhantes e reprodutveis onde quer que o ensaio seja realizado. O mtodo fornece os requisitos exigidos para o equipamento que vai ser usado, alm do tamanho e da forma do corpo de prova a serem ensaiados. O mtodo de ensaio define tambm os conceitos importantes relacionados ao ensaio e menciona como os resultados devem ser fornecidos em um relatrio final. As especificaes fornecem os valores mnimos das propriedades mecnicas que o material deve atender para a finalidade a que se destina.
6

ENSAIOS DESTRUTIVOS

TRAO DOBRAMENTO FLEXO TORO FADIGA IMPACTO COMPRESSO DUREZA (pode no inutilizar a pea ensaiada)

ENSAIO DE TRAO

A facilidade de execuo e a reprodutividade dos resultados tornam o


ensaio de trao o mais importante de todos os ensaios.

A aplicao de uma fora em um corpo slido promove uma deformao do material na direo do esforo e o ensaio de trao consiste em submeter um material a um esforo que tende a estic-lo ou along-lo.

ENSAIO DE TRAO

O ensaio realizado em corpos de prova de formas e dimenses padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou se necessrio, reproduzidos.

A norma tcnica correspondente para os materiais metlicos a NBR 6152 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

ENSAIO DE TRAO

Este corpo de prova fixado a uma maquina que aplica esforos crescentes
na sua direo axial, sendo medidas as deformaes correspondentes por meio de um aparelho (extensmetro)

10

ENSAIO DE TRAO

11

TENSO E DEFORMAO

Para se determinar o comportamento mecnico de um material, aplicam-se cargas (foras) sobre corpos de prova.
TENSO: definida como a fora externa aplicada sobre ele por unidade de rea. medida em N/m2 (Pa) ou kgf/mm2, DEFORMAO: mudana na forma (dimensional) do corpo, provocada pela aplicao da carga.

12

ENSAIO DE TRAO CONVENCIONAL

Quando um corpo submetido a um ensaio de trao, pode-se construir um


grfico TENSO X DEFORMAO, pelas medidas diretas da carga aplicada (ou da tenso) e da deformao que crescem continuamente at o fim do ensaio (ruptura do material)

13

LIMITE DE RESISTNCIA TRAO

M LRT

Tenso de ruptura

F Tenso

Deformao

14

ENSAIO DE TRAO

Verifica-se inicialmente que o diagrama linear e representado pela expresso:

Que corresponde a Lei de Hooke. A constante de proporcionalidade conhecida por Mdulo de Elasticidade ou Mdulo de Young.

A linearidade do diagrama termina no ponto A, denominado de limite elstico, definido como a maior tenso que o material pode suportar, sem deixar deformao permanente quando o material descarregado.
Quando o metal solicitado com um esforo de intensidade tal que a deformao fique no intervalo da linha AO, as tomos so deslocados de sua posio inicial a uma distancia muito pequena e, assim que o esforo retirado, os tomos voltam a sua posio inicial, devido as foras de ligao entre os mesmos, desaparecendo a deformao
15

ENSAIO DE TRAO

Terminada a zona elstica, atinge-se a zona plstica, onde a tenso e a deformao no so mais relacionadas por uma constante de proporcionalidade e em qualquer ponto do diagrama, havendo descarregamento do material at tenso igual a zero, o material fica com uma deformao permanente ou residual. Em alguns metais e ligas o inicio da plasticidade verificado pelo fenmeno do escoamento, que caracterizado por uma aumento relativamente grande da deformao para uma pequena variao da tenso.Depois do escoamento o material est encruado. Denomina-se limite de escoamento a tenso atingida durante o escoamento. Para materiais que no exibem o escoamento, utiliza-se o limite convencional de escoamento (n):

Na prtica, n pode tomar valores de 0,2% no caso mais geral, 0,5% para cobre e suas ligas e 0,1% para os casos especiais.
16

ENSAIO DE TRAO

O alongamento (A) calculado pela expresso:

Sendo Lo a distancia inicial marcada no corpo de prova antes do ensaio, geralmente especificada nas normas tcnicas e L a distancia final aps a ruptura do corpo de prova. A alongamento expresso em percentagem. A estrico () medida tambm em percentagem, pela diminuio da seco transversal do corpo de prova aps a ruptura.

17

PROPRIEDADES MECNICAS

Mdulo de Elasticidade: medida da rigidez do material, quanto maior o mdulo, menor ser a deformao elstica resultante da aplicao de uma tenso e mais rgido ser o metal. A medida de E feita pela tangente da reta caracterstica da zona elstica. Elasticiade: Plasticidade: Limite de escoamento: Limite convencional de escoamento Resiliencia: Coeficiente de Poisson Encruamento Limite de resistencia Alongamento Estrico Limite de Ruptura.
18

RESILINCIA

Capacidade do material absorver energia na regio elstica e depois devolv-la, com o descarregamento.Sua medida feita pelo mdulo de Resilincia (Ur), que a energia de deformao por unidade de volume, necessria para tensionar o material da origem at a tenso do limite de proporcionalidade

Onde r representa o limite de proporcionalidade, que na prtica pode ser substitudo pelo limite de escoamento (n).

0,002

19

COEFICIENTE DE POISSON

O coeficiente de Poisson mede a rigidez do material na direo perpendicular a direo da carga aplicada. A maioria dos metais tem o valor de entre 0,25 e 0,35, sendo 0,33 o valor mais adotado.

20

TENACIDADE

Capacidade do material absorver energia at a sua fratura. CARREGAMENTO ESTTICO: representada pela rea abaixo do diagrama tenso x deformao. CARREGAMENTO DINMICO COM ENTALHE: representada pela energia absorvida no ensaio de impacto. MATERIAL TENAZ:

RESISTNCIA ELEVADA.
DUCTILIDADE ELEVADA.

21

DUCTILIDADE

uma medida do grau de deformao plstica suportado at a fratura. MATERIAL FRGIL: suporta muito pouca ou nenhuma deformao plstica. MEDIDAS DE DUCTILIDADE: ALONGAMENTO PERCENTUAL APS A RUPTURA (%AL). ESTRICO ou REDUO DE REA APS A RUPTURA (%RA):

22

FRGEIS X DCTEIS

Representao esquemtica do comportamento tenso x deformao de materiais frgeis e dcteis.


23

You might also like