You are on page 1of 26

Aula - 3 Ondas II

Curso de Fsica Geral II Prof. Carlos Francisco da Silva

Onda progressiva
O movimento uma onda harmnica de amplitude A se movendo na direo +x, descrito matematicamente pela funo: y(x, t) = A.cos(kx t)
Cada ponto na onda oscila na direo y com movimento harmnico simples de frequncia angular . O comprimento de onda : = 2/k. A velocidade da onda : v = /k. A quantidade k chamada nmero de onda.

Princpio da Superposio
Suponhamos que duas ondas caminham em uma corda Se y1(x, t) e y2(x,t) so as ondas que a corda poderia experimentar se cada uma estivesse s, quando as duas ondas atuam simultaneamente, a onda resultante y = y1(x, t) + y2(x,t) Este o princpio da superposio de ondas.

Interferncia

Interferncia construtiva
Ondas que se somam sem diferena de fase

Interferncia Construtiva

Interferncia construtiva
Quando duas ondas iguais chegam ao mesmo ponto, elas se somam.

Interferncia destrutiva
Ondas combinantes com uma diferena de comprimento de onda.

Interferncia destrutiva

Interferncia
A interferncia de duas ondas
y1(x, t) = A.sen(kx t) e y2(x, t) = A.sen(kx t + )

Como: y = y1(x, t) + y2(x,t)

y(x, t) = A.sen(kx t) + A.sen(kx t + )


Onde a diferena de fase entre as ondas.

Interferncia
Sendo:

Temos que:

Interferncia
Se = 0, cos 0 = 1 e a amplitude 2A. Interferncia contrutiva Se = , cos /2 = 0 e a amplitude 0. Interferncia destrutiva

Interferncia

Interferncia de compresses de uma onda sonora resultam em: interferncia construtiva um som mais forte Interferncia de regies de compresso e rarefao resultam em: ... interferncia destrutiva. ... um som mais fraco.

Interferncia de duas fendas


Construtiva: diferena no caminho = mltiplos de .

Interferncia: 2 fontes pontuais

Interferncia de duas fendas

http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=31

Batimentos
Batimentos: variao peridica da intensidade de dois sons tocados juntos. Frequncia de batimento: igual diferena na frequncia dos dois sons.

Batimentos

Reflexo de ondas
Ocorre quando uma onda proveniente de uma fonte A encontram um obstculo plano, produz-se reflexo de ondas porque cada ponto do obstculo torna-se fonte de uma onda secundria. As ondas refletidas se comportam como se emanassem de uma fonte A, simtrica de A em relao ao obstculo refletor.

Leis da Reflexo
1 lei: o raio incidente, o raio refletido e a normal so coplanares. 2 lei: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. Propriedades 1 propriedade: na reflexo, a freqncia, a velocidade e o comprimento de onda no variam. 2 propriedade: na reflexo, a fase pode variar ou no.

Refrao
Denomina-se refrao a passagem de uma onda de um meio para outro de caractersticas diferentes (densidade, textura, etc). Qualquer que seja o tipo de onda considerada, verifica-se que o sentido e velocidade de propagao no so mais os mesmos de antes da refrao. Isto acontece pois o meio apresenta propriedades distintas das do meio antigo.

Leis da Refrao
1a. lei: os raios de onda incidente e refratado e a normal so coplanares 2a. lei: lei de Snell- Descartes:

Temos: n1 e n2 so ndices de refrao absolutos de um meio

Leis da Refrao
Aplicando a lei de Snell, temos:

Propriedades: 1 propriedade: na refrao, a freqncia e a fase no variam. 2 propriedade: a velocidade de propagao e o comprimento de onda variam na mesma proporo.

Polarizao
Fenmeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleo de um plano de vibrao frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibrao num certo objeto, este acaba deixando passar apenas aquelas perturbaes que ocorrem num determinado plano.

Disperso
Fenmeno que acontece quando uma onda, resultante da superposio de vrias outras entra num meio onde a velocidade de propagao seja diferente para cada uma de suas componentes. Conseqentemente a forma da funo de onda inicial muda, sendo que sua forma uma funo do tempo.

Difrao
o encurvamento sofrido por uma onda quando esta encontra obstculos sua propagao. Esta propriedade das ondas foi de fundamental importncia para provar que os raios de uma onda no so retilneos.

You might also like